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Home Staging - Quando o sonho vale mais do que uma casa

Atualizado: 28 de ago. de 2023

Ao procurar uma casa para comprar ou arrendar, o primeiro passo é geralmente explorar as ofertas disponíveis nos portais imobiliários. Procuramos um espaço que nos agrade e nos identifique, não apenas como uma casa, mas sim como um lar (Home Staging. Começamos pela localização e pelas características que nos interessam, e só depois olhamos para os imóveis em si. A parte emocional entra em jogo quando visualizamos as fotos e imaginamos como será viver naquele espaço, planejando o layout e o mobiliário para cada divisão. A partir daí, começa a construção de um sonho.



O Home Staging é uma porta de entrada que apela ao emocional e entra no "coração" das pessoas que querem comprar ou arrendar, fazendo com que o imóvel não seja apenas um espaço, mas sim "O" espaço. Destaca os pormenores e benefícios que fazem toda a diferença na decisão de compra ou arrendamento. Esta técnica permite vender um sonho, um espaço organizado, otimizado e decorado, pronto a habitar. O comprador não precisa gastar tempo e energia para "construir" o seu sonho, ele já vem com "tudo incluído", bastando personalizar com alguns ajustes de carácter pessoal, uma vez que o processo de home staging implica despersonalização.

Aliado a uma foto-reportagem e promoção profissional, o Home Staging garante por si só o melhor resultado para os proprietários. Esta estratégia também se aplica a espaços turísticos, onde o objetivo é ser a primeira escolha dos hóspedes.


Vale a pena o investimento?


Sempre, pois os benefícios superam os custos. Segundo as estatísticas, um investimento na ordem dos 1 a 3% pode gerar uma valorização de 7 a 15%. Esta técnica visa acelerar a venda e não apenas conseguir um preço mais alto.


Se pretende diferenciar o seu imóvel da concorrência, o Home Staging é uma estratégia de marketing ideal para impulsionar a promoção, como qualquer outro produto que necessita de se destacar. Com algumas modificações, uma reorganização e otimização do espaço, inclusão de alguns elementos decorativos, pode-se potenciar o imóvel, sem que sejam necessárias obras. Um cenário decorado, organizado e visualmente confortável será seguramente uma abordagem assertiva e eficaz nos portais de divulgação.


No entanto, existem vários fatores a ter em conta, que podem ser definidos e analisados mediante um estudo de mercado, como a localização, os valores, a concorrência e o perfil de comprador. Se o preço idealizado estiver desajustado, o imóvel não irá gerar contactos e o seu apartamento apenas ajudará a vender outros com as mesmas características e preço mais baixo.


Para realizar este processo, é importante fazer algumas perguntas-chave, tais como "Qual é o valor atual do meu imóvel?" e "Qual é o potencial de valorização com um processo de home staging?". Para obter respostas precisas a essas perguntas, é altamente recomendável procurar a ajuda de um consultor imobiliário qualificado. Além de fornecer informações precisas sobre o valor atual e potencial de valorização do seu imóvel com o home staging, um consultor imobiliário pode ajudá-lo em todo o processo de venda, desde a preparação do imóvel até a negociação final.


Que tipo consultor devo escolher, para ajudar-me a vender a minha casa?


Ao escolher um consultor imobiliário, é importante escolher alguém com experiência e conhecimento no mercado imobiliário. Além disso, é importante escolher alguém que tenha boas referências de outros clientes e que esteja disposto a trabalhar em exclusividade, para que possa concentrar seus esforços em promover a venda do seu imóvel.

Um consultor imobiliário que trabalha em exclusividade terá mais incentivo para promover e vender seu imóvel, porque sabe que terá uma comissão garantida no final. Além disso, um bom consultor imobiliário deve ser capaz de oferecer um plano de marketing personalizado para ajudar a promover a venda do seu imóvel, e também deve ser capaz de acompanhar todo o processo de venda, desde a qualificação de potenciais compradores até a conclusão da venda.

É importante que você se sinta confortável com o consultor imobiliário escolhido e que possa confiar nele para cuidar dos seus interesses e garantir o melhor negócio possível para si. Não hesite em fazer perguntas e pedir referências antes de tomar uma decisão final sobre quem escolher para ajudá-lo a vender sua casa.



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