Criatividade fluída

Atualizado: Jun 5

O design de interiores é uma forma de comunicação, lida com emoções e vive de sensações. O desafio de um designer ou decorador é entender o que se pretende e antes de materializar um projeto de interiores, quer seja global ou parcial, é fundamental apresentar a proposta proporcionando uma pré-visualização do resultado final e isso pode ser assegurado por meio de desenhos, renderizações e concept boards (design and mood boards), considerando todos os elementos propostos (materiais, dimensões, proporções, mobiliário, formas, cores, tecidos, padrões, texturas e iluminação) para que se possa gerar uma combinação coordenada e ambientes organizados.


Criatividade fluída
Sinta a emoção através da decoração

Criar um conceito

O ponto de partida é criar um conceito, baseado na ideia "primária" de um cliente que é um reflexo da sua personalidade, resultante do seu estilo de vida e, com alguma profundidade, nas suas experiências e necessidades; valores, exposição social, estética, conforto e segurança.


Na decoração de interiores, é essencial pensar "fora da caixa" para que o resultado possa ser um UAU! Com alguma frequência deparamos com clientes que têm receio de arriscar na decoração, por vezes contratam um decorador mas tendem condicionar as escolhas dos materiais com ideias pré-concebidas, mantendo-se na sua zona de conforto, o que torna ainda maior o "desafio" para o decorador. O jogo dos 9 pontos pode ser uma boa ferramenta para desbloquear essa crença. O jogo consiste em traçar quatro linhas retas consecutivas para conectar os nove pontos dispostos em quadrado, ou seja; 3 em cima, 3 no centro e 3 em baixo. Enquanto liga as retas aos pontos, a caneta não pode perder contacto com a superfície de trabalho até terminar as quatro linhas. Um exercício que poderá ajudar o cliente a obter alguns "insights" e assim estar mais recetivo e alinhado com o projeto de decoração.


#interiordesign #designdeinteriores #decoraçãodeinteriores #homedecor #projectodedecoração #desenho3d #decorador #espaçodecorado #casaorganizada #criatividade #ferramentas